EnglishEspañolPortuguês

ESPERANÇA

Porcos selvagens são vistos em parque nacional do Canadá pela primeira vez

1 de novembro de 2021
Leyland Cecco (The Guardian) | Traduzido por Luna Mayra Fraga Cury Freitas
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

“Javaporcos” foram vistos em um parque nacional canadense pela primeira vez, levantando temores de que estes porcos selvagens – que nos últimos anos se espalharam pela América do Norte – causem danos a ecossistemas sensíveis.

A administradora Parks Canada confirmou que porcos selvagens (“javaporcos”) – um híbrido de porcos domésticos e javalis europeus – foram vistos no parque nacional da Ilha dos Alces, em Alberta.

“Avistamentos pelo público e registros em vídeo fornecidos por proprietários de terras confirmam que há pelo menos uma mãe porca e seus leitões na região que, conforme relatos, entram periodicamente no parque”, disse uma porta-voz da Parks Canada, Janelle Verbruggen, à imprensa canadense.

A Ilha dos Alces, um parque cercado a 40 km a leste de Edmonton, abriga um dos maiores rebanhos de bisões selvagens do país.

Os “javaporcos” – que podem pesar mais de 130kg e andar em grupos chamados “malhadas” – são comedores vorazes de raízes, bulbos, tubérculos, ovos de aves e pequenos anfíbios. Eles destroem áreas úmidas e contaminam fontes de água.

“Os porcos selvagens são o pior mamífero selvagem invasivo do planeta”, disse Ryan Brook, chefe do Projeto canadense de pesquisa de porcos selvagens da Universidade de Saskatchewan. “Eles são uma ameaça global”.

Na Ilha dos Alces, onde rebanhos de bisões coexistem com alces e veados, Brook disse que os javaporcos poderiam acabar com o delicado equilíbrio do parque. Ambas as gramíneas que os mamíferos ungulados (de cascos) pastam e as zonas úmidas usadas por bisões, poderiam ser destruídas pela presença destes suínos.

“Os porcos selvagens rasgam o toda a terra, puxando larvas de insetos e raízes. Eles simplesmente despedaçam tudo, então a vegetação tem muita dificuldade em crescer de volta. Estes animais entram em pântanos e se chafurdam e contaminam a água. Eles realmente causam uma tremenda destruição”, disse ele.

O Departamento de Agricultura dos EUA estima que os porcos selvagens causam danos de mais de US$ 1,5 bilhão em todo o país a cada ano.

Verbruggen disse que o governo de Alberta está trabalhando com a administradora Parks Canada para impedir que os porcos estabeleçam uma presença permanente na área.

Os porcos foram introduzidos nas pradarias do Canadá na década de 1990 por agricultores, mas provaram ser impossíveis de controlar quando escapam do perímetro de uma fazenda.

Porcos são “extremamente inteligentes e esquivos”, de acordo com o Canadian Wild Pig Research Project (Projeto Canadense de Pesquisa Sobre Porcos Selvagens).

Ryan Brook, que lidera o projeto na Universidade de Saskatchewan, disse à imprensa canadense que, embora A Ilha dos Alces seja a primeira a ter porcos selvagens, ele suspeita que o Parque Nacional Príncipe Albert em Saskatchewan provavelmente será o próximo a ser invadido.

Especialistas dizem que a captura é o melhor método para lidar com os porcos – mas cada malhada inteira deve ser pega de uma só vez, ou então os porcos se assustarão com facilidade e se dispersarão rapidamente.

Embora a caça tenha se tornado uma opção cada vez mais popular nos Estados Unidos – e que se tornou viral nas redes sociais depois que um fazendeiro perguntou como ele deveria lidar com “30-50 porcos selvagens” que apareceram repentinamente em sua propriedade – especialistas dizem que armas de fogo assustam os animais e muitas vezes pioram o problema.

“Embora apoiemos totalmente caçadores e a caça em si, também reconhecemos que nenhum lugar do Planeta tem conseguido com sucesso controlar as populações de javaporco através da caça”, escreveu Brook.

    Você viu?

    Ir para o topo