Depois de das imagens de porcos revirando o lixo em Niterói, na Região metropolitana do Rio de Janeiro, um cinegrafista flagrou os animais circulando nas areias da Praia de Charitas, no mesmo município.
Segundo a equipe, havia um rapaz tomando conta dos animais. Além de Charitas, moradores de outros quatro bairros relataram a presença de porcos: Columbandê, Santa Rosa, Pé pequeno e Fonseca.
A prefeitura afirma que uma equipe do centro de Zoonozes já esteve no Columbandê tentando capturar os porcos, mas não os encontrou. A vigilância sanitária do município conta com um kit de captura, com uma pistola com tranquilizantes.
Assista ao vídeo da reportagem:
Fonte: G1
Nota da Redação: Esses animais são vítimas do descaso humano, enfrentando condições deprimentes nas ruas: sem alimento, abrigo e sozinhos, os porquinhos vagam pela cidade sem rumo, e muitos deles doentes. Vistos por muitos moradores, preconceituosamente, como “ameaças à saúde pública”, os porquinhos merecem um espaço amplo em que possam ser acolhidos, com uma área verde, que preserve a sua liberdade e seus direitos fundamentais – sem intenções exploratórias ou utilitaristas. O encaminhamento mais justo para eles é a adoção por tutores responsáveis, que os respeitem como sujeitos de direito e que possuam condições para atender as suas necessidades.