Os porcos tem sido um problema para o cidadão niteroiense nos últimos anos. Infelizmente isso é um fato! Eles andam livremente pelas ruas comendo lixo e sujando tudo. Como os suínos são provenientes das comunidades carentes, há rumores que eles pertençam aos traficantes. Quem vai saber?
Depois de tantas reclamações na prefeitura, está oficialmente aberta a temporada de caça aos porcos em Niterói! Como moradora, acho isso bom, mas como defensora dos animais, temo pelo destino dessas criaturas inocentes. O secretário de segurança e controle urbano Wolney Trindade certa vez abriu o verbo na CBN (ou rádio Globo – não lembro agora ao certo!) sobre os suínos.
O político afirmou que por ele os animais já estariam mortos. Isso só não aconteceu porque o centro de zoonoses (vinculado a secretaria de saúde) tem medo dos defensores dos animais. Então, o secretário teve a idéia de sequestrar os porcos, levá-los para um curral em Itaboraí. Os tutores dos animais só podem resgatá-los com comprovação de guarda e mediante pagamento da estadia dos suínos no abrigo, além da multa de R$ 350.
Se os tutores dos porcos não aparecerem, os animais serão leiloados. Até parece que os tutores dos animais, que vivem em favelas, irão conseguir resgatá-los. Além da multa ser cara, eles não devem ter como comprovar a guarda dos porcos. Sem contar que no site da prefeitura (e muito menos nos jornais que vi a notícia da operação) tem sequer o nome do curral para onde os animais foram levados.
Parece que a prefeitura quer mesmo é leiloar os porcos e arrecadar! Aliás, para onde vai mesmo o dinheiro do leilão? Nenhum jornal nem mesmo a prefeitura revelou ainda.