EnglishEspañolPortuguês

TEMPESTADES

Por que 'rios voadores' estão cada vez mais destrutivos?

Colunas de vapor de água com centenas de quilômetros de extensão foram apontadas como responsáveis por inundações recentes em diferentes pontos do globo.

5 de agosto de 2024
BBC
10 min. de leitura
A-
A+
Foto: GETTY IMAGES via BBC

Níveis extraordinários de inundações, em diferentes partes do mundo, mais recentemente na China e no Canadá, são um lembrete de uma atmosfera em rápido aquecimento que retém muito mais umidade do que no passado, dizem os cientistas.

Em abril de 2023, Iraque, Irã, Kuwait e Jordânia foram atingidos por inundações catastróficas após trovões intensos, tempestades de granizo e chuvas excepcionais.

Mais tarde, meteorologistas descobriram que os céus da região estavam carregando uma quantidade recorde de umidade, superando um evento semelhante em 2005.

Dois meses depois, o Chile foi atingido por 500 milímetros de chuva em apenas três dias – tanta água foi despejada do céu que chegou a causar o derretimento de neve em algumas partes da Cordilheira dos Andes, desencadeando grandes inundações que destruíram estradas, pontes e reservatórios de água.

    Você viu?

    Ir para o topo