EnglishEspañolPortuguês

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Por que este enorme deserto na Índia está ficando verde?

Nos últimos 20 anos, área verde observada por satélites aumentou no deserto de Thar, o mais populoso do mundo; entenda o impacto ambiental disso

14 de abril de 2025
3 min. de leitura
A-
A+
Deserto de Thar, na Índia. Foto: Wikimedia Commons

Conhecido como Grande Deserto Indiano, o deserto de Thar, na Índia, mudou de paisagem nos últimos 20 anos, ficando cada vez mais esverdeado. Publicado no último dia 3 de abril na revista Cell Reports Sustainability, um estudo que analisou dados de satélite estima que a região ficou 38% mais verde de 2001 a 2023.

Segundo a pesquisa, tal elevação da cobertura vegetal tem relação com a atividade urbana e agrícola no deserto — bem como com o aumento das chuvas provocado por mudanças climáticas.

“O aumento da disponibilidade de água e energia levou à expansão das áreas agrícolas e urbanas, com um aumento considerável no rendimento das colheitas na região”, disse Vimal Mishra, engenheiro civil do Instituto Indiano de Tecnologia de Gandhinagar, por e-mail ao site Live Science. “Não há nenhum outro deserto no mundo que tenha experimentado aumentos na urbanização, na agricultura e na precipitação durante o período recente.”

Utilização de água em excesso

Com 200 mil km² e 16 milhões de habitantes, o deserto de Thar é o mais populoso do mundo. Os pesquisadores observaram na região um aumento de 64% na precipitação — principal fator que impulsiona o esverdeamento, seguido pela infraestrutura de irrigação que leva água subterrânea para a superfície fora da estação de chuvas.

Para os pesquisadores, sustentar o crescimento dessa área desértica no futuro depende de boas práticas de gestão da água, agricultura resistente à seca, energia renovável e adaptações ao aumento do calor, que pode ameaçar a população local.

Ainda, o uso excessivo de água subterrânea e as chuvas irregulares podem “reverter os ganhos” e levar à escassez de recurso, o que colocaria em risco a segurança alimentar e os meios de subsistência, segundo o artigo.

Em outro estudo, pesquisadores preveem que, até o fim deste século, a paisagem ficará ainda mais verde. A pesquisa publicada ano passado no periódico GIScience & Remote Sensing diz que o esverdeamento pode melhorar o cenário socioeconômico e o alcance da segurança alimentar. Contudo, pode representar uma ameaça à biodiversidade indígena, ao equilíbrio energético e ao modo de vida que combina a agricultura e o pastoreio.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo