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Por conta de maus-tratos, pet shops terão que gravar serviços aos clientes

24 de julho de 2013
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Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o objetivo de evitar maus-tratos aos animais foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que obriga pet shops paranaenses a oferecerem aos seus clientes visão total dos serviços de banho e tosa em animais domésticos. O projeto de autoria do deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) também prevê que os estabelecimentos instalem câmeras para gravarem os serviços que poderão ser acompanhados pelos clientes por meio da internet.

De acordo com o deputado Rasca, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, a ideia inicial é permitir aos consumidores a
visualização dos serviços in loco. Já a filmagem dos serviços deverão ser realizadas pelos pet shops num prazo de dois anos a partir da sanção do
projeto (quando virar Lei).

“Queremos que os clientes tenham a possibilidade de acompanhar os serviços quando desejarem, seja durante o serviço ou depois por meio de gravação. Isso evita os maus-tratos e garante uma relação de confiança entre o protetor dos animais e os estabelecimentos comerciais”, justifica Rasca.

O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da ALEP e irá para votação no
plenário. Caso seja aprovado, vai à sanção do Governo do Estado, e o prazo para os pet shops se adequarem começa a valer.

Segundo levantamento dos juizados especiais cíveis do Tribunal de Justiça do Paraná, apenas nos nove maiores municípios do estado foram registrados 76 processos judiciais contra pet shops entre 2005 e 2011. Nos processos, as principais reclamações dos clientes são de fraturas, lesões de pele, queimaduras, efeitos colaterais de produtos químicos e até óbitos dos animais.

“Temos contato permanente com pet shops e a maioria dos que consultamos sobre a proposta apoiam, pois sabem que isso vai além de um pequeno investimento. Representa o ‘algo a mais’ que todo o cliente espera, ganhando credibilidade”, declarou o deputado.

É o caso da empresária Cecília Vargas da Costa, proprietária do pet shop Fofuras, que já disponibiliza transparência na prestação dos serviços. “Tenho o estabelecimento há cinco anos e sempre com vidro aonde os clientes possam visualizar a tosa e banho dos animais. Acho que os estabelecimentos sérios aprovam esse projeto”, afirmou Cecília.

Fonte: Paraná Shop

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