O intenso período chuvoso registrado neste ano segue causando reflexos em algumas partes do estado. Na Ilha do Bananal, os moradores estão se juntando para resgatar animais presos em alagamentos. Na última semana, voltou a chover forte na região e isso tem prejudicado também o acesso de comunidades.
Na ilha são cerca de 350 retiros com criações de animais, além dos rebanhos criados pelos próprios indígenas. Um vídeo enviado à reportagem da TV Anhanguera mostra um bezerro que caiu em um barranco e por pouco não se afogou. O animal foi salvo por vaqueiros que passavam na região e puxaram o animal com uma corda.
Outra imagem mostra dois vaqueiros a cavalo, resgatando uma vaca de uma área alagada. O animal é puxado pelo pescoço, mas quase não consegue sair da água. Os telespectadores que enviaram os vídeos contaram que essa situação tem sido muito comum na Ilha do Bananal.
O estado vem tendo um longo período chuvoso desde o fim do ano passado. A grande quantidade de chuva causou alagamentos em diversas regiões do estado, inclusive, em assentamentos na zona rural de Formoso do Araguaia.
Alguns reflexos continuam na região da Ilha devido à variedade de rios que encheram. Apesar disso, segundo a Defesa Civil, os moradores que tinham sido afetados no início do ano conseguiram voltar para casa após a água recuar. Atualmente não há registro de famílias desalojadas ou desabrigadas.
Fonte: G1