A população de rinocerontes de um chifre no estado de Assam, na Índia, aumentou 400%, passando de 600 na década de 1960 para mais de 3.000 em 2024. O Parque Nacional de Kaziranga, um Patrimônio Mundial da UNESCO, ainda abriga 80% da população de rinocerontes no país.
“Os rinocerontes são sinônimos da identidade de Assam. Eles são nosso orgulho e a joia da coroa da nossa biodiversidade”, disse o ministro-chefe de Assam, Himanta Biswa Sarma, informa The Optmist Daily. A conservação dos rinocerontes foi prioridade do governo.
O aumento de hábitats de rinocerontes nos parques nacionais de Assam teve papel importante no crescimento populacional. O governo expandiu o Parque Nacional Orang para 200,7 km² e o Santuário de Vida Selvagem Burachapori para 195 km². No complexo Laokhowa-Burachapori, 12,8 km² de hábitat de rinocerontes foram restaurados e limpos de invasão.
Os esforços fizeram com que as populações de rinocerontes não apenas crescessem, mas se espalhassem pelas áreas protegidas de Assam. Além de Kaziranga, populações menores de rinocerontes podem ser encontradas no Parque Nacional Orang, no Santuário de Vida Selvagem Pobitora e no Parque Nacional Manas, contribuindo para a variedade genética da espécie e mais hábitats para as suas populações.
Outro resultado das medidas do governo foi a redução da caça, que diminuiu em 86% desde 2016. Os rinocerontes são vulneráveis à caça ilegal devido à demanda por seus chifres, principalmente nos mercados de medicina tradicional na China e no Vietnã. As medidas anticaça que contribuíram para a redução da caça foram maior vigilância e envolvimento da comunidade.
Embora o crescimento populacional dos rinocerontes em Assam seja positivo, ainda há problemas. As populações globais de rinocerontes diminuíram de 500 mil no início do século 20 para apenas 28 mil hoje. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classifica o rinoceronte de um chifre como “vulnerável”, o que implica que a vigilância contínua e os esforços de conservação são essenciais para garantir o futuro da espécie. O estado de Assam é um bom exemplo a ser seguido.
Fonte: Um Só Planeta