Um poodle idoso vítima de negligência extrema não sobreviveu após ficar 12 anos sem ter seus pelos tosados. A falta de cuidados e higiene fizeram o cãozinho desenvolver infecções de pele, pneumonia e infestações parasitárias. Ele chegou a ser resgatado após vizinhos denunciarem os tutores do animal por maus-tratos, mas a saúde do poodle já estava muito comprometida.
Após ser salvo, o cãozinho foi tosado e recebeu cuidados veterinários. O pelo estava tão embolado, que o cão não conseguia urinar e evacuar, o que causava desconforto e dores intensas no animal. Foram retirados quase 1 kg de pelo embolado do poodle, além de uma tênia gigante que estava alojada no seu ânus. O cãozinho também sofria com anemia.
Infelizmente, apenas uma semana após o resgate, o animal morreu. Uma autópsia concluiu que as infecções fragilizaram o sistema imunológico do cão, o que tornou a pneumonia fatal. A inspetora-chefe da RSPCA Austrália do Sul, Andrea Lewis, disse que o caso era “extremamente triste”, mas ela pediu ao público que denunciasse pessoas que não cuidam de seus animais.
Os tutores do cãozinho foram apenas multados. Eles ainda têm sob sua guarda um cão e um gato.