EnglishEspañolPortuguês

CRISE

Pontos de não retorno: quando as mudanças climáticas se tornarem irreversíveis

Há vários limites a sistemas naturais no planeta. Muitos estão próximos de acontecer, colocando em risco a biodiversidade e ameaçando a existência humana

29 de setembro de 2025
Victor Bianchin
12 min. de leitura
A-
A+
Foto: Marizilda Cruppe/Amazônia Real via Wikimedia Commons

Milhares de famílias se espalham pelas praias de Pernambuco e Alagoas todos os anos em busca de descanso, natureza e Sol. Ao longo de 130 km de litoral, encontra-se a Costa dos Corais, a maior unidade de preservação marinha do Brasil e também uma das maiores do mundo. Os recifes formam piscinas naturais de águas cristalinas, especialmente em cidades como Maragogi (AL) e Porto de Galinhas (PE), onde os turistas nadam e tiram fotos na presença de uma das maiores heranças culturais do país.

Mas os ventos não trazem boas notícias. A Costa dos Corais e seus recifes de quilômetros podem estar com os dias contados por causa das mudanças climáticas. Pressionados pelo aumento da temperatura da água e pelo estresse do calor, os recifes podem enfraquecer e morrer, prejudicando não apenas o turismo, mas também a segurança do litoral brasileiro contra catástrofes. E o pior é que essa mudança pode ser irreversível.

    Você viu?

    Ir para o topo