EnglishEspañolPortuguês

Pombos são encontrados mortos sobre calhas de escola em Bauru (SP)

15 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Reprodução / TV TEM
Foto: Reprodução / TV TEM

Uma escola estadual na Vila São Paulo em Bauru (SP) registrou um grande número de pombos mortos em cima das calhas do prédio. Foram precisos 12 sacos plásticos grandes para recolher as aves. O pombo é considerado um animal silvestre e, por isso, é protegido por lei.
Funcionários da escola sentiram um cheiro forte e foram procurar a origem do odor. Eles encontraram os pombos mortos e recolheram as aves enchendo 12 sacos. A Delegacia de Ensino foi acionada e foi até o local, onde fez uma limpeza para evitar a transmissão de doenças.
A Delegacia de Crimes Ambientais vai investigar o caso para descobrir a causa das mortes. É possível que os pombos tenha ficado presos, mas se for confirmada a suspeita de que as mortes foram causadas por envenenamento, o caso é caracterizado por crime ambiental, e a pena varia de 3 meses a um ano.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Ambiental, informou que na quarta-feira (10) esteve na escola, onde encontrou um grande número de pombos mortos, já acondicionados em sacos plásticos, os quais foram entregues à Emdurb, acionada pela própria direção da escola.
A divisão esclareceu também que não manipula esse tipo de animal e orienta a população que evite alimentar as aves, manter resíduos de alimentos em locais que as mesmas tenham acesso, entre outros. Bauru não tem lei punindo quem alimenta esses animais, ao contrário de Marília. Na cidade, a medida foi publicada em novembro do ano passado e a ideia é impedir a superpopulação das aves, que podem transmitir doenças perigosas.
De acordo com a lei, em Marília, é proibida a criação, a manutenção e a alimentação de pombos em vias, praças, prédios e locais de acesso público. Quem descumprir a norma leva advertência. Em caso de reincidência, a multa é de R$ 100.
O valor dobra a cada desobediência flagrada. A fiscalização fica por conta do setor de zoonoses da prefeitura. Manter contato com as aves pode causar problemas à saúde. As fezes dos pombos transmitem uma série de doenças. As mais graves são a meningite e histoplasmose, um tipo de pneumonia conhecido como doença do pombo.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo