Dezenas de pombos foram encontrados mortos neste sábado (28) em uma plantação de soja no distrito de Interlândia, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. A suspeita é que os animais tenham sido envenenados de propósito pelo agricultor que arrendou a terra para que as aves não prejudicassem a lavoura.
Integrantes de uma associação ambiental foram chamados para verificar a situação. Na plantação havia sementes de milho, sendo que algumas mais esbranquiçadas, segundo os ambientalistas, seria o veneno usado para matar os pombos.
A Polícia Militar esteve no local e registrou um boletim de ocorrência. O responsável pela fazenda não foi encontrado para explicar a situação. A denúncia será investigada pela Delegacia do Meio Ambiente de Anápolis.
“É um crime ambiental premeditado e gravíssimo. Ele [fazendeiro] corre risco até de ser preso”, destaca Cristiano.
Outros animais
Além de pombos, outros animais também foram encontrados mortos na área. Alguns canários e uma seriema também estavam no local. Os ambientalistas explicam que eles também devem ter tido contato com o veneno.
Há a suspeita de que outros bichos como tatus, raposas e até cachorros de propriedades vizinhas possam ter ingerido o veneno. Porém, nestes casos, como são animais maiores, os efeitos do envenenamento podem sem mais lentos.
Fonte: G1