Um pombo verde fluorescente visto vagando pelo centro de uma cidade na Inglaterra deixou visitantes confusos e levantou preocupações da RSPCA (Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra os Animais) sobre o impacto que tendências online podem ter na vida selvagem.
Mais de quatro milhões de pessoas já assistiram a vídeos sobre o pássaro nas redes sociais. Mas qual é a história por trás disso?
Depois que as imagens feitas em Northampton começaram a circular online, alguns questionaram se elas haviam sido criadas por inteligência artificial ou editadas de alguma forma.
Porém, a equipe da BBC Verify afirmou que não há evidências de manipulação digital.
Existem pelo menos seis vídeos diferentes do pássaro no TikTok, além de outras fotos no Facebook.
Ver essa foto no Instagram
Em todos os vídeos, o pombo está em uma área em frente à Igreja de All Saints, onde o repórter da BBC Ollie Conopo registrou suas próprias imagens do animal.
Uma pessoa na região sugeriu que o pombo tem aparecido no centro da cidade há cerca de uma semana.
Por que ele está verde?
Mike Alibone, editor de óptica da revista Birdwatch, disse: “Não existe nenhum pombo selvagem no mundo que se pareça com isso.”
“Certamente parece que foi tingido, e a cor verde é muito artificial.”
Embora algumas dietas possam influenciar a coloração de um pássaro – como os flamingos, que ficam rosa por comerem camarões –, Alibone descartou essa teoria neste caso.
“Não acredito que uma dieta incomum seja responsável por um efeito tão dramático na plumagem”, afirmou.
Um porta-voz da RSPCA disse suspeitar que as penas do pombo foram pintadas ou tingidas.
Isso é incomum?
Pombos tingidos não são algo totalmente desconhecido.
Um pombo azul foi avistado em Maidenhead, Berkshire, no ano passado, e um pombo pintado de rosa e amarelo – acredita-se que tenha sido parte de uma revelação de gênero – foi resgatado por um santuário de animais em Lincolnshire.
A RSPB (Sociedade Real para a Proteção das Aves) afirmou que alguns criadores de pombos tingem seus pássaros porque acreditam que isso pode protegê-los de predadores, como falcões, embora a entidade afirme não haver evidências de que isso funcione.
Um porta-voz da RSPCA disse: “Infelizmente, de vez em quando, ouvimos relatos de incidentes envolvendo animais afetados dessa forma – e tememos que as tendências das redes sociais possam estar incentivando isso.”
Quais são as preocupações?
Quem viu o pássaro afirmou que ele voa normalmente e não parece angustiado, mas a RSPCA alertou que tingir ou pintar pombos pode causar problemas.
Um porta-voz da entidade disse: “Pintar intencionalmente as penas de um pombo pode ser perigoso para o animal.”
“Isso pode causar problemas de saúde, prejudicar sua capacidade de voo e torná-lo mais vulnerável a predadores.”
“Tintas e corantes podem ser tóxicos para aves e outros animais, e é provável que eles tentem limpar a substância de suas penas, o que pode fazer com que a engulam.”
“Até sua próxima muda, esse pombo provavelmente estará mais exposto a riscos na natureza.”
Pessoas que testemunharem um animal sendo tingido ou pintado são incentivadas a denunciar o caso pelo site da RSPCA.
Traduzido de BBC.