Dezenas de animais estão sendo mortos por causa da poluição na águas do Reino Unido. As aves são os animais mais atingidos com resíduos de plástico e equipamentos de pesca descartados no mar que atingem grande quantidade de cisnes, gansos e gaivotas. A cada duas horas, uma chamada é realizada para a linha direta de emergência para socorrer um animal sendo prejudicado por lixo.
O documentário da BBC, Blue Planet 2 de Sir David Attenborough, focalizou a atenção global sobre os danos causados ao meio ambiente pelas bilhões de partículas de plástico que contaminam nossos oceanos. No entanto, em todo o Reino Unido, os agentes de resgate animal estão observando os terríveis ferimentos causados tanto a animais domésticos como em criaturas selvagens mortas ou mutiladas por lixo.
A Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA) informa que recebeu 5.081 chamadas em 2017 sobre animais afetados por lixo. Entre os animais domésticos e os mamíferos selvagens mais atingidos estão 146 gatos domésticos, 106 raposas, 74 veados e 53 ouriços. As aves foram as mais afetadas com 1.187 cisnes, 886 gansos domésticos e 440 gaivotas vivendo em dificuldades por causa do lixo.
“É chocante a quantidade de casos relacionados a lixo que vemos, particularmente porque esses tipos de lesões e mortes de animais são totalmente evitáveis. É bom que haja um foco global sobre como usamos e descartamos lixo de plástico e outros elementos para que as pessoas compreendam como seus lixos afetam os animais e o meio ambiente. Todos os meses, nossos oficiais, centros de vida selvagem e hospitais lidam com centenas de casos em que os animais domésticos ou animais selvagens se tornaram vítimas – e até mortos – de itens descartados de maneira incorreta”, afirmou Adam Grogan, chefe da instituição (RSPCA).
Além disso, o pior problema é provocado por detritos de pesca, cerca de 10 chamadas de resgate atendidas pela (RSPCA), sete são por causa de ganchos velhos, iscas, redes ou outros objetos de pesca. Os outros 1.396 casos em grande parte são relacionados a recipientes de plástico e metal. O chefe da organização (RSPCA), Grogan, informa que a maioria dos casos de lixo que afetam os animais podem ser evitados se o lixo for descartado corretamente e com responsabilidade.