EnglishEspañolPortuguês

MACEIÓ (AL)

Poluição luminosa causa desorientação em filhotes de tartarugas em praia

20 de janeiro de 2022
Kauana Kempner Diogo I Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Gazetaweb

Na noite dA terça-feira (18), turistas que caminhavam pela orla da Jatiúca, em Maceió, se depararam com diversos filhotes de tartaruga-marinha que percorriam a areia da praia na direção contrária ao mar, desorientados devido à poluição luminosa.

De acordo com o diretor do Instituto Biota, Bruno Stefanis, a chamada fotopoluição possivelmente foi a causa da desorientação das tartarugas. Nessa situação, os animais marinhos são atraídos pela iluminação artificial, indo em direção oposta, em vez de ir até o mar.

Conforme informações do portal Gazetaweb, um turista de Salvador filmou o momento e acionou a equipe do Biota, que se deslocou à praia da Jatiúca para localizar onde está o ninho.

Segundo Bruno Stefanis, enquanto aguardavam a chegada da equipe, os próprios turistas ajudaram a colocar os animais no mar. O projeto Tamar reforça que a fotopoluição impacta significativamente todas as fases do ciclo de vida de uma tartaruga, no entanto o efeito é maior nos filhotes.

“Atualmente, a iluminação artificial é um dos tensores antrópicos de maior causa de distúrbios para o sucesso da conservação destes animais. Conhecida como fotopoluição, a presença prejudicial da iluminação artificial no meio ambiente afeta as tartarugas marinhas, principalmente em suas áreas de desova”, explica.

Você viu?

Ir para o topo