Um novo estudo realizado pelo Heinz College da Universidade Carnegie Mellon e pelo Grantham Research Institute destaca os efeitos prejudiciais da poluição do ar em animais domésticos.
Usando dados extensivos de mais de 7 milhões de visitas veterinárias em todo o Reino Unido, os pesquisadores encontraram uma ligação clara entre a baixa qualidade do ar e o aumento de problemas de saúde em gatos e cães. Especificamente, até mesmo um leve aumento na presença de partículas finas no ar levou a um aumento de 0,7% nas visitas ao veterinário para ambas as espécies. Esses resultados são comparáveis a estudos que mostram impactos semelhantes na saúde humana.
A pesquisa indica que, se o Reino Unido reduzisse a poluição para atender aos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde, poderia haver 80 mil visitas veterinárias a menos por ano. Essa redução economizaria cerca de 15 milhões de libras em custos de cuidados com animais domésticos anualmente, com os benefícios econômicos totais provavelmente sendo muito maiores.
Os resultados enfatizam o impacto amplo da poluição do ar, que não afeta apenas a saúde humana, mas também o bem-estar dos animais que compartilham nosso ambiente.
Os dados para o estudo vieram da Small Animal Veterinary Surveillance Network (SAVSNET), capturando informações de cerca de 5% das práticas veterinárias do Reino Unido. Os pesquisadores combinaram esses dados com leituras de qualidade do ar de monitores em todo o país, analisando as tendências ao longo de quase seis anos, de 2017 a 2022. Notavelmente, o aumento nas admissões veterinárias estava ligado a problemas que poderiam logicamente resultar da poluição, em vez de condições não relacionadas, como cuidados pós-operatórios.
Os efeitos nocivos da poluição do ar em humanos estão bem documentados, com uma em cada seis mortes globais em 2019 atribuída a ela. No entanto, sabe-se menos sobre como a poluição afeta os animais, embora os cães e gatos estejam expostos a condições ambientais semelhantes às de seus tutores. “A maior parte da pesquisa sobre os efeitos prejudiciais da poluição do ar tem se concentrado em humanos”, disse Akshaya Jha, professor assistente de economia e políticas públicas no Heinz College. “Nossos resultados sugerem que a saúde animal também é afetada negativamente pela poluição do ar.”