Os oceanos estão em crise, mas a Polinésia Francesa está provando que ações imediatas podem gerar um grande impacto. Em 2026, o território intensificará a observação e o monitoramento científico para melhor compreender seus ecossistemas marinhos e garantir a eficácia das medidas de proteção. Esse compromisso coloca a ciência no centro da proteção, salvaguardando um dos maiores, mais deslumbrantes e biodiversos habitats oceânicos da Terra.
Isso ocorre após o anúncio histórico feito em junho de 2025 na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, em Nice, França, quando a Polinésia Francesa apresentou a maior Área Marinha Protegida (AMP) do mundo, abrangendo quase cinco milhões de quilômetros quadrados, praticamente toda a sua Zona Econômica Exclusiva. A AMP proíbe a pesca industrial, a mineração em águas profundas e outras práticas destrutivas em zonas totalmente protegidas.
O presidente Moetai Brotherson também prometeu elevar mais 500.000 km² ao status de alta ou total proteção até o Dia Mundial dos Oceanos, em 8 de junho de 2026, ampliando os refúgios seguros para baleias, tubarões, tartarugas marinhas, recifes de coral e inúmeras outras espécies.
“Este nível de ambição é o que o mundo precisa para ajudar a reverter a situação em favor de um oceano saudável e produtivo”, afirmou Razan Al Mubarak, presidente da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Ao proteger habitats críticos, rotas migratórias e recifes de coral, a Polinésia Francesa está proporcionando à vida marinha o espaço necessário para se recuperar e prosperar. Essas águas abrigam inúmeras espécies, muitas ameaçadas pela pesca excessiva, perda de habitat e mudanças climáticas constantes. Protegê-las é imprescindível.
A World Animal News e a Peace 4 Animals aplaudem esta iniciativa histórica. Se outras nações seguirem este exemplo crucial, o futuro dos nossos oceanos e das inúmeras espécies que os habitam poderá finalmente ter uma chance de sobrevivência. A saúde dos nossos oceanos e do nosso planeta depende disso.
Traduzido de World Animal News.