Uma equipe de policiais militares do Pelotão de Jacarezinho do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) apreenderam nesta terça-feira (02) quatro armas de fogo, uma espingarda de pressão, chumbo, pólvora e cartuchos, além de encontrarem 22 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro, no município de Curiúva.
Os policiais militares realizavam um patrulhamento na localidade de Caetê quando avistaram diversas gaiolas na parte externa de uma residência. Como essa atitude demonstrava certa suspeita a equipe realizou uma revista. No interior da casa os 22 pássaros foram encontrados em situação de cativeiro, além das quatro espingardas (todas calibre 36), além da espingarda de pressão, cartuchos calibre 12 e certa quantidade de aviamento de caça (pólvora e chumbo).
Além da apreensão desses materiais que podem caracterizar a caça e cativeiro de pássaros silvestres, no local também foram encontrados vários chassis e peças de motocicletas, levantando à suspeita de que ali poderia funcionar uma mecânica clandestina.
O proprietário da residência foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para que as providências cabíveis fossem tomadas. Ele poderá pagar multa de R$ 11 mil reais por manter aves silvestres em cativeiro, e responder por porte ilegal de arma de fogo. Os pássaros foram submetidos a exames para posterior soltura.
Fonte: Jornale