EnglishEspañolPortuguês

AMBIENTE INSALUBRE

Policiais arrombam porta e resgatam mais de 200 animais no litoral de São Paulo

Foram encontrados 120 cachorros de diferentes raças, como spitz alemão, yorkshire e shih tzu, além de 83 aves, cinco coelhos e duas tartarugas. Animais estavam sem acesso à água e em meio às fezes e urina em um imóvel em Guarujá (SP).

7 de fevereiro de 2025
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: SSP-SP/Divulgação

Mais de 200 animais foram resgatados em condições insalubres dentro de uma casa que funcionava como um canil clandestino em Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, os responsáveis pelo local receberam uma multa de R$ 1,2 milhão. Ninguém foi preso.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), as autoridades receberam várias denúncias de maus-tratos no imóvel localizado no bairro Jardim Guaiuba. No entanto, os responsáveis pelo comércio irregular de animais nunca permitiam a entrada dos agentes.

A Polícia Civil e a Polícia Militar Ambiental conseguiram uma ordem judicial e, ao chegarem no local na quarta-feira (5), os donos pediram um tempo para abrir a casa. Diante disso, a SSP-SP informou que os policiais perceberam uma movimentação no interior do imóvel e tiveram que arrombar a porta.

Dentro da casa, os agentes se depararam com um dos responsáveis tentando esconder medicamentos irregulares, além de 210 animais em condições precárias, sem acesso à água e em meio a fezes e urina. Alguns deles estavam presos em pequenos espaços e gaiolas.

A PM Ambiental aplicou uma multa de R$ 1,2 milhão aos responsáveis pela comercialização dos animais. Segundo a secretaria, ninguém foi preso e apenas um dos donos está sendo investigado pela Delegacia Sede da cidade, onde o caso foi registrado.

Resgate

Foto: Polícia Militar Ambiental

De acordo com a prefeitura, foram encontrados 120 cachorros de diferentes raças, como spitz alemão, yorkshire, teckel [conhecido popularmente como salsicha] e shih tzu. Entre eles, tinham cães adultos, filhotes e em lactação — filhos sendo amamentados pelas mães.

Ainda segundo a administração da cidade, também foram resgatados 33 aves exóticas [periquitos, calopsitas e passarinhos], 50 galináceos [galinha, patos e codornas], cinco coelhos e duas tartarugas-tigre-d’água.

Durante a vistoria, ainda foram localizados medicamentos irregulares, incluindo: Oito vacinas vencidas há quase três anos e 80 imunizantes armazenados de forma inadequada.

Fonte: g1

    Você viu?

    Ir para o topo