
Uma câmera de segurança acoplada ao colete de um policial registrou o momento em que uma equipe policial agrediu uma zebra com um taser (arma de choque) após o animal fugir de um leilão de animais selvagens em Cookeville, no Tennessee (EUA). A zebra foi perseguida por três horas até que um policial diz que a “situação é ridícula” e que a equipe “deveria acabar logo com aquilo”.
Estressada e assustada, a zebra conseguiu resistir aos ataques elétricos e continuou correndo em busca de liberdade. Somente após ficar exausto, o animal foi encurralado e capturado pelas autoridades. O responsável pelo animal não foi localizado. A casa de leilões disse apenas que a zebra e outros animais selvagens foram levados por pessoas interessadas no evento.

A zebra, que era apenas um filhote, foi devolvida à casa de leilões sem ferimentos físicos, mas profundamente abalada e estressada. Era nítido o desespero do animal que buscava a liberdade. Não há informações sobre o destino da zebrinha. Ativistas do Tennessee estão pedindo que o animal seja encaminhado para um santuário da vida selvagem.
Em 2014, a International Zebra-Zorse-Zonkey Association (IZZZA) estimou que 3.000 zebras viviam em cativeiro nos Estados Unidos. A tutela de zebras não é ilegal, pois elas são classificadas como cavalos e podem ser criadas como animais domésticos. Não há qualquer controle ou fiscalização.