Equipes da Policia Ambiental de Vila Velha resgataram na manhã desta segunda-feira (09) pássaros silvestres nativos em cativeiros. A apreensão aconteceu em Vila Velha e a polícia chegou aos locais através de denúncias anônimas.
Foram vistoriadas duas residências na Vila Margarida. Na primeira foram localizadas várias aves silvestres em gaiolas sem autorização do órgão competente. Segundo o proprietário, a responsabilidade das aves era de seu filho – um menor de idade. Dentre as aves apreendidas estão dois trinca-ferros, três azulão, quatro pintassilgos, um coleirinha, dois tuim, dois canário da terra, uma tiriva, três pássaros pretos, mais 14 gaiolas e três alçapões para caça.
No mesmo bairro foram localizados em outra residência varias aves silvestres dentre as quais, 34 canários da terra, 23 coleirinhas, 12 pintassilgos, 11 azulão, três trinca ferro, um caboclinho, dois papagaios, totalizando 86 aves silvestres e ainda 26 gaiolas e quatro alçapões.
Os pássaros apreendidos serão encaminhados para triagem com veterinários e biólogos e posteriormente soltos em seu habitat natural se tiverem condições de sobreviver na natureza.
A pena por manter pássaros silvestres em cativeiro é de detenção de seis meses a um ano e multa.
Fonte: Bem Paraná