Cerca de 380 animais silvestres foram resgatados durante a Operação Skylab, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A ação, que aconteceu na quinta (29), na sexta, na segunda e na terça-feira (3), tinha como foco o tráfico de animais silvestres. A Polícia Civil contou com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Diretoria de Proteção Ambiental da prefeitura de Novo Hamburgo e Rede de Proteção Ambiental e Animais.
De acordo com a titular da 2ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, delegada Raquel Peixoto, “alguns animais estavam em péssimas condições, outros foram resgatados por estarem em situação irregular”. Nos quatro dias de operação, foram cumpridos mais de 50 mandados de busca e resgate.
Entre os animais resgatados estão cerca de 350 aves, 16 galos de rinha, oito pintos, três galinhas, duas éguas, uma pata e um ouriço. Dentre as aves estão uma arara, quatro papagaios e um casal de cardeais amarelos, espécie ameaçada de extinção.
Os responsáveis pelos animais devem responder por maus-tratos, tráfico de animais silvestres e outros delitos que podem ser enquadrados na Lei de Crimes Ambientais. Segundo a delegada, além do trabalho de investigação, denúncias levaram a algumas das apreensões. Não houve prisões durante a operação.
Fonte: GZH