Os gatos que estavam em situação de maus-tratos e foram resgatados na quarta-feira (16/4) durante uma ação policial em Jaboticabal, no interior de São Paulo, faziam parte de um esquema de tráfico de sangue felino. Além dos 97 gatos, 3 cachorros foram encontrados no local.
A partir de denúncias feitas ao Ministério Público de São Paulo (MPSP), à Delegacia de Polícia e aos órgãos de proteção animal, que indicavam a prática de tráfico de sangue em imóvel localizado no bairro Solar Corintiano, foi iniciada uma investigação.
Os responsáveis foram conduzidos para a delegacia, sendo liberados após as medidas de polícia judiciária cabíveis. Foi instaurado inquérito policial para a devida apuração dos fatos.
Relembre o caso
Ver essa foto no Instagram
Na manhã do dia 16 de abril, foi dado cumprimento ao mandado de busca e apreensão expedido pelo juízo da comarca de Jaboticabal. Equipe da Zoonoses e Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Jaboticabal, Polícia Ambiental e Polícia Científica participaram da operação.
No local, foi constatado que os animais eram mantidos em condições insalubres e de confinamento inadequado. Foram encontrados, no local, folhas de papel sulfite e um caderno com listagem numerada dos animais e registros mensais de coleta de sangue.
Seringas, agulhas lacradas, um escalpe com vestígios de sangue e o telefone celular da investigada também foram apreendidos durante a operação.
A operação foi batizada de “Operação Pulo do Gato”. Além de autos de infração e multa administrativa, o caso foi encaminhado à esfera criminal para apuração dos delitos da investigada.
Os animais foram resgatados com o apoio da Zoonoses e da Associação de Proteção Animal Municipal (APA) e foram disponibilizados para adoção após receberem atendimento médico veterinário emergencial.
Fonte: Metrópoles