EnglishEspañolPortuguês

Polícia registra 313 crimes de maus-tratos a animais em Curitiba (PR)

11 de janeiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

Os casos mais comuns são contra cachorros; 90% dos BOs (Foto: Divulgação/ Arquivo)

Em 2011, foram registrados pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente 313 boletins de ocorrências por maus-tratos a animais em Curitiba (PR) e região metropolitana. Nos meses do verão, diz a polícia, as denúncias aumentam. “Muita gente sai em viagem de férias e acaba abandonando o animal na rua. Isso também pode ser caracterizado como crime”, explica a investigadora Jane Cassiano de Oliveira.
Em Curitiba, os casos mais comuns são contra cachorros (90% dos BOs), mas também contra cavalos. “É comum flagrarmos animais que ficam confinados em ambientes fechados sem comida, sem tratamento de doenças ou abrigo adequado”, diz Jane.
Ferir, abusar ou praticar maus-tratos em animais domésticos ou silvestres gera pena de detenção de até um ano e multa, de acordo com a lei de crimes ambientais. “Essa criminalização tem despertado uma conscientização, mesmo que ainda modesta”, diz o delegado Wallace de Oliveira Brito.
Para denunciar
“É preferível que as pessoas compareçam à delegacia. A partir disso, a polícia verifica a procedência”, diz a investigadora Jane.
O endereço fica na rua Erasto Gaertner, 1.261, bairro Bacacheri, Curitiba.
Delegacia eletrônica
Site ou o telefone da delegacia (41-3356- 7047) podem ser utilizados de forma anônima.
Fonte: Band

Você viu?

Ir para o topo