Catorze pessoas foram presas durante a Operação Centauro Verde, desencadeada durante a madrugada de ontem pelo Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) no norte do Rio Grande do Sul. Com elas, os policiais encontraram armas, munição, material de pesca e cem quilos de carne sem procedência.
Também foram apreendidos 200 galos de rinha, 36 bois, uma cotia e quatro papagaios da espécie charão, ameaçada de extinção.
A ação envolveu 140 policiais militares e 30 viaturas para o cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão nos municípios de Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Ciríaco, Tapejara, Moliterno. Diante dos resultados obtidos, a ofensiva foi definida como megaoperação pelo comandante do CABM, coronel Jorge Luiz Agostini:
“Foi uma das maiores operações já realizadas pela Brigada Militar. A avaliação é positiva, pois não houve conflito e os objetivos foram cumpridos.”
A Operação Centauro Verde foi realizada a partir de queixas e investigações que resultaram nas ordens judiciais cumpridas durante todo o dia pela polícia. As pessoas detidas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia de Ciríaco e, segundo o CABM, não atuavam em conjunto.
“Buscando eficiência e menores custos, optamos por reunir casos isolados e desenvolver uma ofensiva única”, revelou o comandante.
A carne apreendida será incinerada. Os animais – bois e galos – ficarão com os responsáveis até que a Justiça decida o que será feito com eles. Os papagaios foram encaminhados ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais renováveis (Ibama) de Passo Fundo.
Fonte: Zero Hora