A polícia da Flórida, nos Estados Unidos, está pedindo às pessoas que parem de tirar fotos com um urso-negro “deprimido” que é constantemente visto perambulando melancolicamente à beira da estrada.
O infeliz animal se estabeleceu no lado norte da rodovia 98 no início desta semana e, de acordo com um post no Facebook do escritório do xerife do condado de Walton, rapidamente atraiu atenção indesejada de motoristas que passavam. “Os espectadores estavam tentando tirar ‘selfies’ com o urso e ele claramente não está com humor para fotos. O urso mostrou sinais de estresse severo”, disse a publicação.
O grande urso macho foi descrito como “estressado e deprimido” e a publicação pedia ao público para não se aproximar de um urso-negro em nenhum momento, “especialmente aqueles que estão mostrando estresse como este grande companheiro”.
Guardas da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida (FWC) foram enviados para investigar depois que um chamado do escritório do xerife relatou “multidões de espectadores parando para tirar fotos do urso”, que estava sentado ao lado de um poste telegráfico.
Um porta-voz da FWC disse em um comunicado que, quando seus oficiais e biólogos chegaram, “o urso já havia se dispersado e caminhado para a floresta adjacente”.
O comunicado dizia que, com base nas imagens compartilhadas com a equipe, o urso não parecia estar ferido. “Pode ter apenas superaquecido e estava descansando antes de seguir em frente”, explicou.
Ursos-negros são uma visão comum em muitas áreas da Flórida, especialmente na primavera e no verão, quando os jovens começam a deixar os territórios das mães e procuram novos habitats.
“Normalmente, os ursos se movem sozinhos. Se você vir um urso, dê espaço a ele, não tente se aproximar e nunca o alimente”, disse o porta-voz, apontando para o site de conselhos bearwise.org. “Aglomeração em torno de qualquer urso nunca é recomendada, pois os ursos podem se tornar defensivos quando ameaçados. Sempre dê o máximo de espaço possível para eles.”
Em fevereiro, um proprietário em Santa Rosa Beach gravou um vídeo de um urso preto caminhando pelo seu quintal e batendo na porta da frente. Outros encontros recentes em outras partes do estado incluíram um urso visitando o campus da Universidade da Flórida em junho; e a captura e realocação de um urso preto em maio, depois de ser visto vagando pelo centro de Fort Myers. As autoridades disseram que, em todos os casos, o urso envolvido estava procurando comida.
Estima-se que existam 4.050 ursos pretos vivendo na natureza na Flórida, de acordo com dados da FWC.
No mês passado, Ron DeSantis, governador republicano de direita do estado, sancionou uma lei que contraria os direitos animais permitindo que os cidadãos atirem e matem ursos por uma ameaça percebida a “uma pessoa, animal doméstico ou moradia”.