A Polícia Militar (PM) dos municípios do Litoral Centro-Norte de Santa Catarina está em alerta para as atividades de farra do boi, que são comuns nos dias que antecedem a Páscoa. Em Itapema, uma guarnição está nas ruas para fiscalizar a partir deste fim de semana.
Em Navegantes, a PM começou na sexta-feira passada a Operação Farra do Boi, que deve se estender até o final da Páscoa. Três viaturas ficarão de prontidão e farão rondas para evitar a prática proibida por lei. Os trabalhos ocorrerão entre quinta-feira e domingo até o dia 24 de abril. Em Governador Celso Ramos, este tipo de ação é mais comum, assim como na região do Litoral Centro-Norte.
A PM atendeu uma ocorrência no começo deste mês em Bombinhas, em que um policial ficou ferido. A farra do boi é típica de Santa Catarina, trazida ao Estado pelos açorianos há cerca de 200 anos.
Os adeptos correm atrás do animal, após ele ser solto em meio aos farristas e à população que assiste. Muitas vezes o boi se perde no mato ou até mesmo no mar. A prática é ilegal no país desde 1997.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
Nota da Redação: A punição branda para crimes como esse, acaba por compensar a prática violenta e cruel. O crime deve ser severamente punido independente de quem seja a vítima. O estado de Santa Catarina não pode permitir que a maldade de alguns manche a reputação de um povo inteiro.