Uma operação da Patrulha Rural da Polícia Militar flagrou um abatedouro clandestino de cavalos em uma propriedade rural de 127 alqueires, onde foram encontradas diversas carcaças de animais e 40 cavalos em condições precárias. O local, identificado como ‘Fazenda Lagoa Formosa, Catingueiro, Morro Limpo e Mato Amarelo’, pertence à Swift Armour S/A, empresa adquirida pela JBS em 2007.
📍 O QUE FOI ENCONTRADO NO LOCAL?
🔴 Carcaças de cavalos espalhadas pelo terreno
🔴 Uma pista de concreto usada para escoar os animais antes da desossa
🔴 Sangue e indícios de abate insalubre de equinos
🔴 Estrutura de matadouro clandestino operando há cerca de um ano
A carne dos cavalos era utilizada para produzir hambúrgueres. As investigações apontam que a carne equina pode ter sido processada e comercializada de forma ilegal. O caso levanta graves preocupações sobre a origem da carne distribuída na região.
A JBS e a Swift Armour S/A ainda não se pronunciaram sobre o caso. As autoridades seguem apurando as responsabilidades!
A propriedade rural onde foi encontrado o abatedouro clandestino está registrada em nome da Swift Armour S/A – gigante estadunidense do ramo de carnes adquirida pela JBS em 2007 em uma movimentação de US$ 1,5 bilhão. A terra foi arrendada em 2017 para Helker de Paula Bento.
A gleba está situada na ‘Fazenda Lagoa Formosa, Catingueiro, Morro Limpo e Mato Amarelo’ em uma área de 127 alqueires.
Há indícios de que o local era utilizado para a atividade de abatimento insalubre de equinos há aproximadamente um ano.
Leia a nota da JBS:
A fazenda Lagoa Formosa não é operada pela JBS pois foi arrendada, em 2022, para o senhor Helcker de Paula Bento. A Companhia já notificou o arrendatário para que esclareça as denúncias.🤔🤫
Ver essa foto no Instagram
Fonte: @portal6noticias