A Polícia Militar Ambiental continua realizando apreensões de pássaros silvestres mantidos em cativeiro em todo o Estado do Espirito Santo, contando com o apoio da população através de diversas denúncias anônimas.
No último dia dois, no bairro Quilombo e na localidade conhecida por Córrego Socorro no município de Iúna uma equipe de policiais ambientais que atuam na Região do Caparaó, apreenderam sete pássaros silvestres, dentre eles um catatau que se encontra na lista de risco de extinção.
Duas pessoas, apontadas como responsáveis, serão intimadas a comparecer na Delegacia de Polícia Civil de Iúna, enquanto os pássaros foram levados para a sede da Polícia Ambiental em Guaçuí de onde seguirão para o Projeto Cereias em Aracruz.
Já no último dia três, outra equipe da Polícia Militar Ambiental que atua no norte do Estado, apreendeu nas mesmas condições no bairro Olaria, município de Linhares, sete canários-da-terra, um cardeal, um caboclinho, um coleiro, um bico-de-lata e um bigodinho, bem como um curió no Córrego Paraisópolis município de Vila Valério.
Os pássaros foram encaminhados para a Reserva da Floresta Nacional do Rio Preto no município de Conceição da Barra, para avaliação, tratamento e posterior soltura ao seu habitat natural.
Entrega Voluntária
A Polícia Militar Ambiental informa que quem possuir animais silvestres em cativeiro de forma irregular, poderá entregá-los nas sedes da Polícia Militar Ambiental mais próxima sem sofrer nenhuma sanção. Os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) ou ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), e reintegrados na natureza após avaliação e tratamento, se necessário.
Apreensão em Florianópolis (SC)
Cinco pássaros silvestres foram encontrados no porta-malas de um carro, neste domingo (04), no posto de Biguaçu (SC). Os cinco animais apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão em tratamento pela Polícia Ambiental. A partir de agora eles devem ser observados por tempo indeterminado.
Os pássaros foram encontrados por volta das 15h45 em um posto de gasolina de Biguaçu no Km 190 da BR-101, na Grande Florianópolis. Dois homens — o motorista, de 20 anos, e o passageiro, de 41 anos — transportavam os pássaros no porta-malas. Os três trinca-ferro, um gaturama e um saíra-fogo são de espécies comumente contrabandeadas no Brasil.
A apreensão foi resultado de uma denúncia e os policiais iniciaram um monitoramento do veículo. A Polícia Rodoviária Ambiental encaminhou a ocorrência para a Polícia Civil, que levou os animais até a Polícia Ambiental.
Com informações de Assessoria de Imprensa PMA ES e A Hora de SC