A Polícia Militar (PM) prendeu oito pessoas suspeitas de envolvimento em rinha de canários em Lages, na Serra catarinense. Após uma denúncia anônima, os policiais apreenderam 41 pássaros canário-da-terra, espécie silvestre protegida por lei.
Ao chegar no local, os pássaros estavam presos em gaiolas. Não houve comprovação de rinha. Segundo a polícia, esses animais só podem ser mantidos em cativeiro por criadores autorizados.
Os suspeitos disseram que iriam promover um concurso com canto dos canários. Os pássaros foram encontrados na rua Cristóvão Colombo, no bairro Guarujá.
Os homens foram encaminhados à sede da Polícia Militar Ambiental em Lages. Eles assinaram um termo circunstanciado e foram liberados.
De acordo com o comandante interino da 4ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, tenente Frederik Rambusch, os envolvidos vão responder pelo crime ambiental.
Multa
A multa por canário é de R$ 500, já que os pássaros não estão na lista oficial de risco de extinção. Caso estivessem, o valor chegaria a R$ 5 mil por animal
Fonte: Diário Catarinense