Policiais da Malásia apreenderam um carro com vários sacos e gaiolas, após um vídeo mostrando um grupo de homens recolhendo gatos e colocando-os em sacos ser divulgado.
O Departamento Veterinário de Selangor informou que uma equipe de oficiais foi enviada ao local do vídeo, no domingo (12/01), em resposta ao incidente. “Verificações iniciais revelaram que o incidente ocorreu entre 9h e 15h de sábado”, disse o departamento em um comunicado. “Nós apreendemos um carro, sacos e várias gaiolas que se acredita terem sido usados para capturar os gatos.”
Police are investigating a viral video showing a group of men stuffing cats into sacks outside an apartment in Batu 9, Cheras.
Read more at https://t.co/yMdPtbbVfa pic.twitter.com/zCHgam35HX
— The Star (@staronline) January 12, 2025
Os gatos teriam sido abandonados em outro local após serem colocados nos sacos. Um dos homens do grupo flagrado no vídeo viral negou as acusações de maus-tratos a animais.
O oficial da polícia de Kajang, Naazron Abdul Yusof, disse que foi registrado um boletim de ocorrência “negando qualquer abuso animal por parte do grupo, por um representante que também é membro do comitê de moradores do apartamento”.
O departamento veterinário informou que está investigando o incidente sob a Subsecção 29(1) da Lei de Bem-Estar Animal de 2015 da Malásia.
Houve indignação na Malásia no começo de 2024 devido a um suposto assassino de gatos em um campus universitário, após vários corpos de gatos terem sido encontrados, alguns gravemente mutilados e sem membros. Muitos estavam receosos de que os casos estivessem ligados.
Ativistas pelos direitos animais e membros do público se mobilizaram no campus da Universiti Malaya, em Kuala Lumpur, em dezembro, e resgataram 22 gatos de rua, temendo que os animais pudessem ser os próximos alvos.