A Polícia Civil do Rio de Janeiro busca identificar e localizar as duas mulheres que abandonaram um cachorro em uma praça de Queimados, na Baixada Fluminense, na noite do último sábado (28).
Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o momento do abandono. Nas imagens é possível ver um carro branco chegando na Praça dos Eucaliptos, em Queimados.
O veículo estaciona perto da calçada e abre a porta traseira do lado direito. Uma mulher puxa o cachorro de dentro do carro e joga ele do lado de fora. Ela fecha a porta do veículo de forma rápida e deixa o cachorro no local.
No vídeo gravado por uma pessoa que estava na praça também é possível ouvir o cão chorando e latindo. Assim que ele é deixado na calçada, a passageira que está no banco do carona, na frente, abre a janela e parece rir da situação.
O cachorro fica desorientado e segue o carro que deixa a praça de forma rápida.
“Olha ai. Acabou de abandonar o cachorro”, disse a pessoa que gravou o vídeo.
Segundo a Polícia Civil, a 55ª DP (Queimados) instaurou uma investigação neste domingo (29), logo após tomar conhecimento do vídeo. Os agentes foram ao local e esperam recolher imagens de câmeras de segurança da região para identificar os responsáveis.
No dia 17 de dezembro, o g1 divulgou que a Comissão de Defesa dos Animais da Câmara de Vereadores do Rio identificou ao menos 16 filhotes de cachorros abandonados em diferentes pontos do município em cerca de 24 horas.
Os três casos registrados foram na Zona Oeste do Rio. Uma cadela com seis bebês foi abandonada em uma caixa de papelão em Jacarepaguá.
Um outro grupo de filhotinhos foi deixado em uma área de mata em Campo Grande. Os sete irmãos estavam dentro de uma bolsa. Outros três bebês foram deixados na porta de uma advogada em Senador Camará.
O vereador Luiz Ramos Filho (PSD), que preside a Comissão de Defesa dos Animais, alerta para o aumento do abandono de animais no fim do ano.
“Infelizmente o espírito natalino não tocou o coração dessas pessoas. É justamente nesta época de fim de ano, que registramos o maior número de animais abandonados”, lamenta Luiz Ramos Filho.
O vereador lembrou ainda que abandonar animal de estimação é crime, com pena que pode variar entre dois e cinco anos de prisão.
Fonte: G1