A Polícia Civil está investigando uma denúncia de maus-tratos contra animais ocorrida em uma vaquejada em que 7 animais morreram, na cidade de Sebastião Barros, no Sul do Piauí, ocorrida no dia 11 de junho.
Segundo a Polícia Civil, sete bois morreram: seis bois sofreram fraturas nas patas durante as corridas na vaquejada e foram sacrificados, e um morreu de “causas desconhecidas” e foi encontrado morto no local de confinamento dos animais.
Ainda segundo a investigação, a pista de corrida da vaquejada era revestida de um material irregular: um material argiloso com pedras, o que pode ter contribuído para as fraturas sofridas pelos animais. O correto seria utilizar areia lavada.
“Nunca é normal a morte de animais em evento supostamente esportivo”, comentou o delegado Yure Saulo.
Em nota, a Prefeitura de Sebastião Barros criticou a divulgação, nas redes sociais e portais de notícia, de que 20 animais teriam morrido, mas confirmou a morte dos sete animais. A prefeitura afirmou ainda que “foram adotados todos os protocolos de segurança, cuidados de permanência e regras na prática do esporte, visando o bem-estar dos animais” durante a vaquejada.
Leia abaixo a nota completa da prefeitura.
A Prefeitura de Sebastião Barros vem a público esclarecer sobre a divulgação de fake news, informações inverídicas, disseminadas nas redes sociais e em portais de notícias sobre a suposta morte de 20 animais durante a 21ª Vaquejada de Pitombas, realizada neste final de semana na zona rural do município. Trata-se de notícia falsa, visto que todas as regras para a prática do esporte, que é regulamentado por lei, foram seguidas. Segundo a equipe organizadora, seis animais quebraram a perna durante a corrida, motivo pelo qual foram posteriormente sacrificados, protocolo adotado em todas as vaquejadas para evitar o sofrimento prolongado do animal, além de um animal que morreu após uma corrida.
A gestão municipal lamenta profundamente a reprodução irresponsável, rápida e imediata de informações falsas, visto que nem um único veículo de comunicação entrou em contato com a prefeitura de Sebastião Barros para checar a informação, baseando a sua divulgação tão somente em áudios feitos por um familiar de um ex-prefeito e imagens fora de contexto.
A gestão reforça ainda que, durante a vaquejada, também foram adotados todos os protocolos de segurança, cuidados de permanência e regras na prática do esporte, visando o bem-estar dos animais.
As medidas legais para denunciar a fake news divulgada estão sendo tomadas.
Fonte: G1