A matança de duas onças-pintadas e de outros 18 animais está sendo investigada pela Polícia Federal. A suspeita é de que eles tenham sido envenenados. Os corpos foram encontrados em uma propriedade em Passo do Lontra, em Corumbá, no Pantanal do Mato Grosso do Sul.
Os animais silvestres foram encontrados mortos na última segunda-feira (21). Além das onças, foram identificados um boi, um cachorro-do-mato, dois carcarás e 14 urubus. Todos estavam em estado avançado de decomposição.
“Os Policiais Federais realizaram diligências preliminares na propriedade rural, sendo realizados exames periciais de local e coleta de material com a finalidade de determinar as causas das mortes dos animais”, informou a Polícia Federal por meio de nota.
Os corpos foram localizados pela associação equipe da Reproduction 4 Conservation (Reprocon), que tem como foco a preservação de animais selvagens. Os animais foram encontrados graças ao colar GPS que as onças utilizavam para que pudessem ser monitoradas.
“A principal suspeita é de envenenamento. Em retaliação ao ataque de onças aos bois, não é difícil a prática do envenenamento da carcaça para que quando o animal volte para se alimentar, ele morra envenenado”, disse a Reprocon ao O Globo.