A Polícia Civil de Américo Brasiliense investiga a morte de 20 animais na última semana, por suspeita de envenenamento com chumbinho, no Jardim Vista Alegre.
Sete dos 10 gatos que a faxineira Aparecida Maria dos Santos criava morreram. Dentro de casa, ela encontrou um pedaço de peixe com chumbinho. “Eu tenho duas crianças pequenas, uma de 7 e uma de 9. Já pensou se um filho meu pega o veneno e coloca na boca?”, disse.
Alguns animais ainda estão desaparecidos. A Associação Protetora dos Animais da cidade orientou os moradores a registrar boletim de ocorrência para que a polícia investigue o caso. “É uma crueldade. Acho que é tão responsável quem fez como quem vendeu o chumbinho”, disse a presidente da associação, Zélia do Carmo Gracindo.
De acordo com o delegado Edmar Benedito Piccolo, a pena para quem comete o crime de crueldade contra os animais é de até um ano de prisão e já existe uma pessoa suspeita. “Agora a gente está terminando de checar para ver se confirma essa suspeita. Caso seja confirmado será elaborado um termo circunstanciado e será e encaminhado para a Justiça”, disse.
O estabelecimento que vendeu o veneno também poderá ser investigado. “Se foi comprado aqui na cidade foi uma venda clandestina”, explicou Piccolo.
O coordenador do Centro de Zoonoses de Américo Brasiliense, Valmir Lupe, informou que a prefeitura faz fiscalizações, mas ainda não encontrou quem vende o chumbinho.
Assita ao vídeo.
Fonte: EPTV