A fumaça do incêndio que atingiu cerca de seis quilômetros de canavial às margens da Rodovia Luís Augusto de Oliveira (SP-215), no domingo (24), ainda era visível, na manhã desta segunda-feira (25), em Dourado (SP). Os moradores ficaram assustados, porque devido às chamas, vários animais morreram, pessoas passaram mal e uma casa na área rural ficou destruída. A polícia abriu investigação sobre o caso e aguarda o laudo da perícia, que deve ficar pronto em até 40 dias.
O fogo começou no canavial de uma usina e se espalhou rapidamente. Apesar da fumaça intensa, não houve acidente na pista, mas quem mora em sítios próximos viveu momentos de desespero. “O incêndio começou no sábado à tarde, os caminhões-pipa vieram, mas apagaram mal o fogo, porque no domingo de manhã as chamas se expandiram. Muita cana, bambu, áreas de sítios e chácaras da região foram queimados”, contou o marceneiro Antonio Carlos Costa.
As imagens feitas pelo celular de um morador registraram o fogo perto das casas. A chácara do agricultor Marcílio Romeiro fica bem em frente a uma das áreas mais atingidas, perto de um córrego. “Meu prejuízo com cercas foi em torno de R$ 2 mil”, falou.
Ele e outros produtores rurais conseguiram salvar o gado. Mas, muitos animais silvestres morreram queimados. “Pensei que ia acabar o mundo em chamas. Onde você olhava só via fumaça”, disse Romeiro. “Depois que o fogo acabou, eu coloquei uma bota no pé e fui andar. Tinha cobra queimada, cachorro do mato, pacas, entre outros animais, todos queimados”, acrescentou Costa.
Os próprios moradores tentaram controlar as chamas enquanto os bombeiros não chegavam. Eles acabaram inalando fumaça. “Como tinha muita fumaça, eu e outras pessoas ficamos com falta de ar, dor de cabeça e precisamos ir para o pronto-socorro fazer inalação com oxigênio, para melhorar e poder voltar para continuar ajudando”, disse a dona de casa Joceli Vannucchi.
“Minha filha passou mal, a pressão dela subiu, desmaiou, foi uma coisa horrorosa”, relatou a dona de casa Maria Romeiro.
Desespero
Com o tempo seco e o vento, as chamas se espalharam muito rápido e chegaram até o outro lado da cidade. O fogo acabou com o pasto e invadiu também a área urbana da cidade. Uma casa ficou destruída. Todos os cômodos foram atingidos. Na cozinha, móveis e eletrodomésticos foram tomados pelo fogo.
Além disso, o telhado não resistiu às chamas e despencou. Quando o fogo se alastrou, uma idosa que estava na casa foi resgatada pelos vizinhos. “Com 83 anos, ela foi levada para o hospital, porque tinha se intoxicado com a fumaça. Agora ela já está bem e está em uma casa de parentes, em Ribeirão Bonito”, contou o aposentado Antonio Elias.
“Foi um desespero, uma correria. A falta de água, as pessoas corriam, gritavam, a senhora que estava na casa não enxergava nem o caminho para sair. Foi tudo muito pavoroso”, relatou Marcia Bueno.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros disse que a ocorrência foi atendida de imediato, mas o local fica a 60 quilômetros de São Carlos. E disse ainda que todos os focos foram combatidos na noite de domingo (24).
Fonte: G1