A Polícia Civil de São Roque está investigando casos suspeitos de morte de animais por envenenamento na cidade de São Roque, no interior de São Paulo.
De acordo com a polícia, uma cadela foi encontrada agonizando no quintal de sua casa por seus tutores, ela estava caída e com sangramento bucal e anal. Também foi descoberto no local o cadáver de um gato. Foi tido como evidência, um pote de isopor com restos de alimentos junto com uma substância similar a um rodenticida, conhecido popularmente como “chumbinho”, achado próximo aos animais.
A Polícia Civil informou que o produto de origem clandestina é geralmente utilizado como raticida e não possui nenhum registro na Anvisa ou em outro órgão de governo, já que pode provocar sérios danos e até a morte de animais quando ingerido.
Segundo as autoridades, a cachorra foi levada para uma clínica veterinária onde está internada e, infelizmente, sofrerá sequelas por conta do envenenamento. Nos próximos dias, a investigação irá intimar pessoas para identificar a autoria.
O autor do delito, irá responder por crime ambiental (artigo 32 da Lei 9605/98), que tem pena de detenção de três meses a um ano e multa.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.