EnglishEspañolPortuguês

CRUELDADE E COVARDIA

Polícia indicia homem que jogou cachorro amarrado em caçamba de lixo na Zona Norte do RJ

16 de abril de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio concluiu as investigações sobre o caso do pit bull vítima de maus-tratos, resgatado de uma caçamba de lixo, e indiciou o responsável pelo abandono por maus-tratos. O fato ocorreu no mês passado, no bairro de Todos os Santos, na Zona Norte. O delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Wellington Viera, encaminhou o inquérito à Justiça pedindo a condenação do acusado. A pena vai de dois a cinco anos de reclusão.

O ator Thiago Gouveia, que levou o cão para uma clínica veterinária após ele ser encontrado na caçamba, expressou alívio pelo encerramento do inquérito, porém revelou sua apreensão quanto ao veredito.

“Eu fico receoso de que a sentença, caso haja uma, passe a sensação de que não há punição para quem comete esse tipo de crime. Só quem viu o Coragem pessoalmente e passou uma semana com ele entende esse sentimento de que querer justiça”, comentou.

Relembre o caso

Imagens registradas por uma câmera de segurança instalada num dos prédios da Rua Augusto Nunes mostraram o momento, na noite do dia 17 de março, em que o homem estacionou na via, abriu a mala do carro e jogou o cão, um pitbull, numa caçamba de lixo. O animal estava dentro de um saco plástico, amarrado com fios de cobre.

O pit bull foi encontrado pouco depois por um segurança que trabalha na rua e ouviu seus ganidos. O caso despertou comoção da vizinhança, levando Thiago Gouveia, morador da localidade, a providenciar o transporte do animal para uma clínica veterinária e iniciar uma campanha de arrecadação para custear os tratamentos necessários.

Batizado de Coragem pelo ator, o animal, porém, não resistiu e morreu uma semana depois. A quantia arrecadada na vaquinha on-line que não chegou a ser gasta em seu tratamento foi doada por Gouveia a protetores de animais independentes.

Parque Coragem

Gouveia revelou que planejava transformar uma praça próxima ao local onde o cão foi encontrado em um parque em sua homenagem.

“O Parque Coragem é uma iniciativa minha para que a memória dele seja perpetuada. E que não só o bairro, mas que a cidade e o país lembrem da história do Coragem e busquem penas mais enérgicas para quem maltrata e abandona animais. Eu quero transformar a praça em um parcão, com um grafite na parede com o rosto dele, as cinzas dele e uma placa que faça referência à lei de maus-tratos”, contou.

O ator explica que, no momento, aguarda uma resposta da Prefeitura do Rio sobre o projeto.

Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo