Um homem de 33 anos foi indiciado pela Polícia Civil (PC) de Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, por crime de maus-tratos de animais após a morte de três gatos com disparos de arma de chumbinho. O caso aconteceu no dia 13 de julho no Balneário de Santa Terezinha.
Conforme a PC, durante interrogatório, o suspeito confessou que atirou nas três gatas do vizinho com a intenção de matar. O suspeito está sujeito a penas de dois a cinco anos de reclusão e multa. Segundo a polícia, os disparos foram na cabeça dos animais. O homem responde em liberdade.
“Aos animais domésticos é reconhecida a sua natureza biológica e emocional como seres sencientes, capazes de sentir sensações e sentimentos de forma consciente”, conforme legislação estadual, informa o delegado Antônio Carlos Ractz Júnior, titular da delegacia de Imbé.
De acordo com o delegado, o inquérito será digitalizado e remetido ao Poder Judiciário da Comarca de Tramandaí. A previsão é de que isso ocorra nesta semana.
Investigação
A partir do registro da ocorrência, pelos tutores dos animais, o Cartório Amigo dos Animais da Delegacia de Polícia de Imbé, instaurou inquérito policial e efetuou diligências para elucidar o caso.
Conforme a polícia, o suspeito enviou áudios no aplicativo WhatsApp narrando os fatos e reclamando dos animais. Na mensagem, o homem fala que ao animais urinavam na porta da sua casa e no entorno do carro. “Me irritei com eles”, comenta. Ele diz ainda que foi “de pertinho para não deixar eles sofrerem”.
No dia 29 de julho, policiais cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do suspeito e apreenderam a espingarda de pressão utilizada, 32 chumbinhos, pequena quantidade de maconha e apetrechos para consumo da droga.
Fonte: G1