EnglishEspañolPortuguês

Polícia Federal resgata 15 pássaros em cativeiro em São Paulo

21 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar Ambiental de São Paulo, encontrou 15 pássaros silvestres, a maioria deles sem anilha de identificação, uma armadilha para caça e um estilingue durante buscas na cidade de Barueri, na Grande São Paulo, realizadas na última semana. Uma das aves estava ‘muito doente e machucada’, informou a PF. Foram encontradas uma munição de fuzil e outras de festim.
A ação é desdobramento da Operação Anel Prateado, deflagrada pela PF em julho de 2014, ocasião em que foi presa uma pessoa acusada de falsificar anilhas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Nessa etapa da investigação a PF quer coibir a falsificação de anilhas de identificação de aves e inserção de dados falsos nos sistemas de criadores amadores de pássaros silvestres do Ibama.
Nas buscas em Barueri, apenas familiares do investigado estavam no local. Ele será intimado para prestar esclarecimentos e será autuado pela PM Ambiental pela guarda das aves irregulares.
Além do crime de guarda irregular de animais silvestres, o investigado responderá pelo crime de maus-tratos, de falsificação de anilhas e pela posse de munição de uso restrito, crime previsto no Estatuto do Desarmamento.
Fonte: Diário do Litoral
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.

Você viu?

Ir para o topo