EnglishEspañolPortuguês

Polícia encontra dezenas de pássaros em cativeiro em Uberlândia (MG)

18 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Pássaros foram apreendidos em cativeiro em Uberlândia (Foto: Polícia de Meio Ambiente/Divulgação)
Pássaros foram apreendidos em cativeiro em Uberlândia (Foto: Polícia de Meio Ambiente/Divulgação)

A Polícia Militar de Meio Ambiente encontrou 55 pássaros da fauna silvestre na tarde desta quinta-feira (17) em Uberlândia. As aves, a maioria da espécie Canário da Terra, estavam sendo mantidas em cativeiro no Bairro Jardim Brasília. Um criador de 38 anos foi preso em flagrante.

Segundo o sargento Eduardo Venâncio, dos pássaros encontrados, 20 não tinham anilhas de identificação. O criador, que é cadastrado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), disse que as aves estavam irregulares porque nasceram recentemente e ele ainda não tinha conseguido as anilhas.

Por descumprir a lei 9605 (artigo 29), todas as aves foram recolhidas. Na casa onde os pássaros foram encontrados a polícia ainda apreendeu cerca de 40 gaiolas e algumas maletas utilizadas para transporte. “Ele é criador cadastrado, mas agiu em desacordo com a licença obtida, infringindo a lei e cometendo crime contra a fauna. Na residência ainda localizamos um alçapão escondido no guarda-roupa”, diz Venâncio.

O sargento acrescentou que a polícia chegou ao local após um trabalho de inteligência. O preso vai responder pelo crime de manter pássaros da fauna silvestre brasileira ilegalmente. A pena para esse crime é de detenção de no mínimo seis meses e multa.

Todos os pássaros resgatados nesta operação serão encaminhados para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os animais vão passar por um período de adaptação para serem reintroduzidos à natureza.

Fonte: G1

Nota da Redação: Manter animais silvestres aprisionados e caçá-los é considerado crime ambiental somente se o tutor não tiver licença ou se o ato for realizado de forma irregular. Apesar de pessoas serem multadas diariamente por “posse” ilegal de aves, esses animais também são vendidos, de maneira legalizada, normalmente em pet shops, dentro de gaiolas onde permanecem por toda sua vida.

Você viu?

Ir para o topo