A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Piauí (DPMA) informou que o cão visto nas imagens seguindo um carro, que viralizou nesse fim de semana em Teresina, não foi abandonado no dia da gravação das imagens e não era de pessoas que estavam no veículo.
O delegado Emir Maia, da DPMA, informou que o caso continua sob investigação, mas que já sabe que o veículo é usado para corridas por aplicativos e a proprietária não era a responsável pelo cão. No momento em que o vídeo foi gravado, o carro também estava sendo conduzido por outra pessoa.
A jovem Juliana Alves, formada em Recursos Humanos, estava em uma corrida no automóvel, minutos antes da gravação. Ela costumava alimentar o cão, que vive em situação de rua e, segundo o delegado, por isso o animal estava seguindo o carro. No momento, contudo, a cuidadora não estava mais no veículo.
Ao G1, Juliana afirmou que o cão costumava ficar na porta de sua casa, mas não é somente ela quem coloca comida para ele.
“Vários vizinhos colocam comida para animais que estão abandonados lá perto. O rapaz que estava no carro é apenas um motorista por aplicativo, estava trabalhando e seguindo o trajeto normal dele. As pessoas estão fazendo julgamento precipitado. Tem sido um incômodo para todo mundo, muitas ameaças e cobranças. Eu tentei avisar na internet, para quem estava compartilhando o vídeo, mas não ouviram. Espero que verifiquem as informações e que tudo se esclareça”, destacou a jovem.
Na última segunda-feira (17), o cachorro, que recebeu o nome de “Amor”, realizou exames de corpo de delito e foi entregue para uma protetora de animais independente, que deseja adotá-lo. Cleude Maria da Silva conheceu o cão por meio das redes sociais e assinou um termo de Fiel Depositário, para obter a guarda.
“Participo de vários grupos de proteção à animais e adoção. O vídeo viralizou e, como já dei lar temporário para vários animais, fiquei interessada. Minha casa tem espaço, inclusive para separar ele dos meus outros dois cachorrinhos enquanto ele não faz os exames. É um ato de amor. Ele também parece com um cachorrinho meu que virou estrelinha, isso influenciou”, relatou Cleude.
A denúncia que chegou à polícia foi de um suposto abandono de cachorro em Teresina, após o vídeo viralizar nas redes sociais no último sábado (15). De acordo com o delegado Emir Maia, o vídeo não foi gravado no dia.
As imagens registradas não mostram o momento do suposto abandono, apenas o cachorro seguindo o veículo. Quando o carro para em um semáforo, o animal chega a pular na janela. O vídeo foi gravado por uma pessoa que estava em outro carro. No momento da gravação, estava chovendo.
Fonte: G1