Em meio ao inverno gelado que assola os Estados Unidos neste início de 2026, a polícia de Nova York resgatou uma águia-careca ferida que estava “ilhada” em um bloco de gelo no Rio Hudson, que separa Manhattan do Brooklyn e do Queens.
Os policiais contam que faziam um patrulhamento de rotina pelo rio quando ouviram de longe os sons que o animal fazia. Ao se aproximarem, a águia não tentou fugir. Eles perceberam então que a ave estava machucada e precisava de ajuda para deixar o local.
Eagle-eyed cops to the rescue.
While patrolling the Hudson River earlier this morning, our Harbor Unit officers spotted an injured bald eagle floating on the ice and calling out for help.
They acted quickly and brought the bird to safety. pic.twitter.com/AlrdebYFuo
— NYPD NEWS (@NYPDnews) February 17, 2026
Com cuidado, os policiais retiraram a águia-careca ferida do gelo usando uma vara de captura e um cobertor e a levaram para a margem do rio. Depois disso, a ave foi transportada para um santuário de animais em Nova Jersey.
Segundo as autoridades que monitam o estuário do rio, a águia-careca é encontrada em toda a América do Norte, do Alasca e Canadá ao norte do México. Ao longo do rio Hudson, existem dois grupos diferentes de águias-carecas. Um grupo é formado por águias que nidificam ao longo do rio e permanecem lá o ano todo. O outro grupo de águias vem do Canadá e da Nova Inglaterra para passar o inverno nos EUA. Na primavera, voam de volta para o norte.
Quase extintas em Nova York, as águias-carecas estão se tornando mais comuns no Vale do Hudson, especialmente durante os meses de inverno, de dezembro a março.
Fonte: Um só Planeta