EnglishEspañolPortuguês

Polícia Civil investiga envenenamento de animais em Silveira Martins (RS)

4 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

A Polícia Civil de Silveira Martins começou, nesta terça-feira, a tentar desvendar um crime, infelizmente recorrente na cidade, mas de difícil responsabilização: o envenenamento de animais. O caso ocorreu entre quarta e quinta-feira da semana passada no interior do município. Um proprietário rural presenciou a morte de cinco cães, três dele, um de um tio e outro de um vizinho e de um porco, acionou a Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil (PC) e denunciou um suspeito. O tutor dos animais deve prestar depoimento na delegacia esta semana.

Everton Vicentini, 25 anos, notou comportamento estranho e agressivo de um cão dele na noite de quarta. Chamou um veterinário que teria apontado envenenamento e receitado um medicamento que teria sido aplicado no animal. Mesmo assim, o cão não resistiu e morreu na manhã seguinte. Em sequência, outros animais da propriedade apresentaram os sintomas e morreram. Dos sete cães que tinha, dois que estavam em um canil não foram afetados. Mas, dos outros cinco que criava soltos no pátio, Vicentini conseguiu salvar apenas dois. Além disso, um cachorro de um vizinho, um cão de um tio e um porco dele morreram da mesma forma.

O proprietário chamou a BM e a PC que foram ao local na quinta-feira de manhã.

Segundo ocorrência, “os cães, após terem comido bolos de carne, contendo veneno, agonizaram pelo período de 24 horas e entraram em óbito. Em cadeia (…), em torno de seis animais morreram na propriedade.”

Conforme a polícia, esse é o terceiro caso de envenenamento de animais na localidade. Os dois anteriores, ocorridos no ano passado, foram concluídos e enviados à Justiça sem autoria apurada. Em um deles, foi encontrado veneno de lavoura em um cão examinado.

“É um crime difícil de provar porque não há testemunhas. Mas vamos ouvir os envolvidos e se chegarmos a um suspeito, a pessoa pode ser indiciada por crime de perigo (porque poderia ter atingido a uma pessoa) e de crueldade contra animais”,  disse o delegado André Diefenbach, que responde pela delegacia de Silveira Martins.

A comunidade pode ajudar a polícia em casos como estes, denunciando. O ato de maus-tratos aos animais é crime ambiental com pena prevista de detenção de três meses a um ano e multa.

Dicas

– A orientação da Polícia Civil é que ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno

– Não enterre o animal, para que possa ser encaminhado para necropsia a ser realizada por Veterinário no órgão competente e assim, possa ser apurada a causa da morte

– Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento

– Registre uma ocorrência policial junto à Polícia Civil ou Brigada Militar

– Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio

Fonte: Diário de Santa Maria

Você viu?

Ir para o topo