Na última quinta-feira (29), um peixe-boi foi encontrado boiando por moradores da Ilha do Maracujá que registraram o momento. O mamífero também estava com queimaduras pela exposição ao sol e apresentava uma perfuração de tiro. A Polícia Civil da região do município de Acará do Pará investiga o caso.
A Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) da Polícia Civil informou que o caso é investigado como crime ambiental e pede que quem tiver informações sobre o ocorrido entre em contato pelo Disque-Denúncia, 181.
“Ao tomar conhecimento do fato [a Demapa] articula junto a outros órgãos o deslocamento para o local do achado. Um inquérito policial será instaurado para investigar o caso, que está sendo tratado como crime ambiental”, diz o comunicado.
De acordo com o jornal O Liberal, a espécie está na lista vermelha de animais vulneráveis no Brasil e exterior.
“Assusta pela maneira como foi a morte, pois em geral, esses mamíferos aquáticos não fazem mal a ninguém, é uma espécie vegetariana”, explicou Haroldo Moreira, do Instituto Bicho D’água de Conservação Socioambiental.
Haroldo Moreira, do Instituto Bicho D’água de Conservação Socioambiental, falou que recebeu com tristeza a notícia da morte do animal.
“É uma espécie bandeira da fauna brasileira, e está na lista vermelha de animais vulneráveis, tanto na brasileira quanto na internacional [lista da União Internacional para a Conservação da Natureza]. Assusta pela maneira como foi a morte, pois em geral, esses mamíferos aquáticos não fazem mal a ninguém, é uma espécie vegetariana”, lamenta.
O especialista ainda ponderou que o animal estava em estado crítico no vídeo, perdendo a primeira camada da pele frágil devido a exposição ao sol.