Rômulo Designer
[email protected]
Foi autorizada nesta sexta-feira (13) a criação do Núcleo de Proteção aos Animais do ES, por determinação do Delegado-Chefe da Polícia Civil do ES, Dr. Júlio Cesar Oliveira Silva. A decisão será publicada no diário oficial no próximo dia 16.
A partir da próxima semana todas denúncias de maus tratos a animais selvagens, exóticos e domésticos e/ou de companhia, incluindo os animais de tração – que, por sinal, protagonizam uma verdadeira tragédia de sofrimento nas ruas dos bairros do nosso Estado provocados pelos seus próprios tutores – , serão recebidas no novo departamento criado.
O núcleo de proteção está estruturado com pessoal especializado e funcionará junto à Delegacia de Meio Ambiente,comandado pelo Delegado José Monteiro.
Com esta conquista, o Espírito Santo tem acesso à vanguarda da proteção animal no Brasil, passando a ser o segundo Estado com uma estrutura de polícia de proteção aos animais, equipado e prepado para coibir e punir os crimes proferidos contra qualquer animal.
A primeira iniciativa foi de Campinas-SP, quando no final do ano passado foi criada a primeira Delegacia Brasileira da Polícia Civil especializada na defesa dos animais. A AMAES tem orgulho de ter participado ativamente da coalizão de entidades que desde o início do ano vêm fazendo forte lobby junto às autoridades da segurança pública capixaba (SOPAES,IBAMA e CRMV-ES).
Não podemos nos esquecer da bem sucedida campanha de e-mails que alavancamos com resultado histórico, ocasião em que a militância conseguiu fazer chegar ao delegado-chefe da Polícia Civil e ao Procurador-Geral do Ministério público, mais de 1.500 e-mails individuais, incentivando-os a incrementarem as criações dos departamentos de proteção animal.
Você,que participou daquela campanha tem agora conferido o resultado da sua contribuição. Além da militância que atendeu ao nosso chamado e se manifestou na campanha, desejamos agradecer a participação das diversas entidades nas ações de mobilização e destacar especialmente a importante participação do deputado estadual Dr.Hércules que conosco, levantou a bandeira da proteção animal, intermediando com seu prestígio pessoal, todos os encontros que tivemos com as autoridades para apresentação das nossas propostas.
Agora estamos aguardando com muita espectativa as definições do Ministério Público Estadual, cujo Procurador-Geral, dr. Fernando Zardini, se comprometeu a dispensar esforços pessoais na esfera do Ministério Público para criar a Primeira Promotoria Especializada em Direitos e Proteção Animal, que completará com chave-de-ouro o aparato oficial que punirá nos rigores da lei todo e qualquer crime cometido contra os animais no nosso Estado.
Lembrando: Denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas em qualquer Delegacia da Polícia Civil. O cidadão ou entidade que quiser registrar denúncias, deve fazê-las diretamente na Delegacia de Meio Ambiente/Núcleo de Proteção aos Animais, no telefone (27) 3236-8136 ou Disque-denúncia 181.