Agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) prenderam 20 pessoas em flagrante durante um campeonato ilegal de canto de pássaros em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O evento ocorria nesta quinta-feira (17/07) num imóvel no bairro Cabuçu, e foi interrompido por policiais civis da especializada que monitoravam a quadrilha.
Durante a ação, foram resgatadas aves de diferentes espécies, nativas da fauna brasileira, como trinca- ferros, tizius e coleiros. Os pássaros estavam sem anilhas ou com indícios de adulteração, o que, segundo os investigadores, evidencia que foram caçados em florestas nativas para comercialização.
Ainda segundo os agentes, muitas das aves estavam em gaiolas de pequenas dimensões, o que caracteriza maus-tratos. Os animais foram apreendidos e encaminhados para cuidados veterinários. Uma perícia vai apurar a adulteração das anilhas. As aves serão reintegradas à natureza.
Também foram apreendidos no local troféus e medalhas usados para premiar os pássaros que mais cantavam no torneio ilegal. As 20 pessoas presas em flagrante respondem por recepção de animais silvestres.
Fonte: O Globo