Policiais militares do Batalhão Ambiental apreenderam na manhã desta segunda-feira (26) mais 33 pássaros silvestres, das espécies garibaldi, caboclinho e papa capim, além de duas jandaias. A operação “Pássaro Livre” foi comandada pelo tenente Anderson Barros.
Além das aves, que estavam abandonadas, foram apreendidos 15 utensílios para captura de animais silvestres. A operação ocorreu na Feira Livre localizada no bairro da Levada, em AL. As aves forma encaminhadas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no bairro do Farol.
Diversas operações dessa natureza foram realizadas na semana passada e no último final de semana e já totalizou a apreensão de 194 pássaros silvestres em Maceió e nos municípios de Flexeiras, São Miguel dos Campos, Anadia, Boca da Mata e Viçosa.
O artigo 29 da Lei nº 9605/98 que trata dos crimes ambientais prevê detenção de seis meses a um ano, além de multa pelo crime de captura e comércio de animais silvestres sem autorização da autoridade competente. O artigo 32 prevê para o crime de maus-tratos três meses a um ano de detenção e multa.
De acordo com o comando da unidade, as fiscalizações continuam e denúncias anônimas podem ser realizadas através dos números 3201-2000 (disk-denúncia) ou 8833-5879 (Oficial de Operações).
Fonte: Alagoas 24H