A Polícia Civil de Feira de Santana apreendeu 207 pássaros silvestres em uma feira popular na manhã desta segunda-feira (24), no município de Feira de Santana, a 109 km de Salvador. De acordo com informações da ambientalista Telma Lobão, esta foi a maior apreensão de pássaros realizada de uma só vez em uma feira livre na Bahia. A ambientalista acompanhou a polícia no momento da apreensão.
Na ocasião, foram encontrados quatro pássaros considerados exóticos, sendo um casal de cacatuas e dois canários belgas, além de um galo, explorado para rinhas. Entre as várias espécies de aves, constam, cardeais, pássaros preto e chapéu de couro.
Dois suspeitos foram detidos e em seguida liberados, pois o crime é considerado de menor gravidade. O crime ambiental prevê pena de seis meses a um ano e a multa pode chegar a R$ 100 mil.
A ambientalista informou que os pássaros foram liberados na Fazenda de Mocó, na zona rural do município. Ainda de acordo com informações de Telma Lobão, os quatro pássaros exóticos e o galo de briga não foram soltos, pois a legislação prevê que estes animais fiquem sob os cuidados de alguém que se comprometa a tratar bem os animais. Os animais aguardam transferência legal.
Fonte: G1