EnglishEspañolPortuguês

Polícia apreende 150 aves em rinha de Cuiabá (MT)

12 de julho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Cerca de 150 galos de briga foram apreendidos numa rinha, no bairro Pedra 90, em Cuiabá (MT) pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Judiciária Civil, neste domingo (12). Sete pessoas foram detidas e levadas para a Dema, onde foram autuadas por crime de maus-tratos a animais. Entre os conduzidos está a dona do imóvel, o organizador das lutas, donos de galos e apostadores. Após periciado, o local foi fechado.

A fiscalização flagrou os galos sendo preparados para brigas na arena que funcionava em uma chácara. Mais de 50 pessoas estavam reunidas para assistir às lutas entre galos. Os animais foram encontrados em minúsculas gaiolas, desprovidos de qualquer cuidado.

Conforme o delegado titular da Dema, Roberto Amorim, os galos foram levados para o Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e os detidos vão responder termo circunstanciado de ocorrência (TCO) de maus-tratos a animais, previsto na Lei de Crimes Ambientais. “Eles estavam praticando abuso de animais, provocando ferimentos nos bichos”, afirmou Amorim.

Na chácara, foram encontradas tabelas de preço das apostas, tabela de marcação, balança de pesagem, uma arena para as lutas. “O local era realmente apropriado para prática de maus-tratos de animais, para as brigas”, disse o delegado. O ser humano tem o dever de respeitar os demais seres da natureza e evitar sofrimento desnecessário”, complementou Roberto Amorim.

Os detidos são: Renato Maria Barreto (alugava a chácara), o casal Elza de Oliveira Branco e Jose Branco Filho (donos da chácara), Alceu Sardi, Mário Hélio Salgado, Carlos Alberto Ferreira Lima, José Claudionor Bittencourt. A chácara era alugada por R$ 100 reais para realização de lutas.

Fonte: Olhar Direto

Você viu?

Ir para o topo